Dragon Ball Super é uma série de anime criada por Akira Toriyama e produzida pela Toei Animation, que começou a ser exibida em 5 de julho de 2015. É também uma série de mangá escrita/ilustrada por Toyotarō e supervisionada por Toriyama, serializada na revista de mangás shōnen V Jump da Shueisha. Dragon Ball Super é uma sequência para o mangá original Dragon Ball e a série de anime Dragon Ball Z, com o primeiro novo enredo em dezoito anos. É transmitida no Japão aos domingos às 9:00 da manhã na Fuji TV.

O anime segue as aventuras do protagonista Goku, depois de derrotar Majin Boo e trazer paz à Terra mais uma vez. Son Goku atinge o ki de um deus e enfrenta mais desafios. Ele defende a Terra contra poderosas entidades destrutivas e viaja para universos paralelos, onde enfrenta adversários mais poderosos e inimigos quase imparáveis.

Em Portugal, a sua transmissão é feita pela Sociedade Independente de Comunicação (SIC) (continuando a tradição iniciada com as séries anteriores), sendo um dos primeiros países a estrear a série. A dobragem ficou a cargo do estúdio Audio In, que manteve a grande maioria do elenco original (com a exceção de António Semedo, já falecido, e Fernanda Figueiredo, reformada), adicionando também novas vozes. A transmissão teve início na manhã de 24 de setembro de 2016, sendo transmitidos novos episódios todos os sábados e domingos.

No Brasil, a série estreou legendada em outubro de 2016, na plataforma de fluxo de média Crunchyroll, a dublagem do anime se iniciou em abril de 2017 no estúdio Unidub, onde a maior parte do elenco da dublagem original regressou. O anime estreou no país pelo Cartoon Network em 5 de agosto e é exibido de segunda a sexta às 15:30 da tarde e reprisando às 23:00 horas da noite e aos sábados com reprise dos 5 episódios às 23:00 da noite. Em outubro de 2017, a emissora divulgou que o anime era a sua principal fonte de audiência.


Enredo

Algum tempo depois da derrota de Majin Buu, a paz finalmente regressou à Terra. Son Goku estabeleceu-se e, por exigência de Chi-Chi, trabalha agora como fazendeiro, para sustentar e apoiar a sua família. Sua família e amigos vivem agora vidas pacíficas.[17] No entanto, surge uma nova ameaça sob a forma de Bills, o Deus da Destruição, considerado a mais terrível e perigosa divindade no Universo 7. Após despertar de um longo sono de vários anos, Bills está ansioso para encontrar e lutar com um lendário guerreiro, que ele vira num sonho profético conhecido como o Deus Super Saiyajin.

Para proteger a Terra, Son Goku transforma-se no Deus Super Saiyajin para lutar com Bills. Apesar de perder, os seus esforços apaziguam o Deus da Destruição, de tal maneira que ele decide poupar o planeta. Esta parte da série, reconta os acontecimentos de Dragon Ball Z: Battle of Gods.

Enquanto Son Goku e Vegeta partem com Bills e com o seu mestre e assistente Whis para treinar por um ano, dois remanescentes do exército de Freeza chegam à Terra e usam as Bolas de Cristal para o ressuscitar. Freeza reúne os seus exércitos e regressa para decretar a sua vingança sobŕe Son Goku e os seus amigos. Apesar de ficar forte o suficiente para alcançar uma nova transformação, ele é uma vez mais derrotado. Esta parte da série, reconta os acontecimentos de Dragon Ball Z: Resurrection 'F'.

Em uma ocasião posterior, Champa, irmão gêmeo de Bills e o Deus da Destruição do Universo 6, convence Bills para lançar um torneio entre os melhores lutadores do universo de cada deus para a possessão da Terra. Goku e alguns de seus amigos se unem ao torneio, qual termina em uma surpreendente vitória para o time de Bills após os mais fortes lutadores de cada lado, Goku e Hit do Universo 6, acabarem perdendo. Na ocasião, Goku conhece e faz amizade com Zenō, o rei de todos os universos. Ele promete trazer para Goku um amigo para brincar.

Após o torneio ser completado, Trunks do Futuro reaparece e traz notícias de um novo e poderoso inimigo semelhando Goku que é conhecido como Goku Black. Goku e outros eventualmente descobrem que Goku Black é na verdade um Kaiō-shin do Universo 10 nomeado Zamasu depois de assassinar Gowasu, que pediu ao Super Shenlong das Super Esferas do Dragão para trocar de corpo com o de Goku de uma diferente linha de tempo e assassina Goku com o corpo de Zamasu e assassina Chi Chi e Goten e depois mata Gowasu do futuro e faz uma aliança com Zamasu do futuro e usa as Super Esferas do Dragão para se tornar imortal e como parte de seu plano para alcançar a imortalidade é eliminar todos os mortais. No fim, Zamasu é apagado junto com a inteira linha de tempo futura por Zenō do futuro, que acompanha Goku de volta para sua linha de tempo. Goku cumpre sua promessa para Zenō por introduzir ele ao seu futuro eu.

Algum tempo depois, Trunks do Futuro, retorna para casa, Zenō e o Zenō do Futuro lançam um novo torneio chamado Torneio do Poder . O torneio multiverso apresenta times de lutadores de cada universo por sugestão de Goku. Entretanto, isso se torna uma batalha pela sobrevivência quando ambos reis declaram que os universos derrotados no torneio irão serem apagados. Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo, Kuririn, Mestre Kame, Tenshinhan, Androide 18, Androide 17 e um temporariamente revivido Freeza se unem ao torneio como representantes do Universo 7 para protegê-lo. Apesar do fato que Zenō e Zenō do Futuro já tinham a intenção de destruir os universos mais fracos, a maioria dos lutadores dos outros universos que estavam desconhecidos disso veem Goku como um vilão por sugerir lançar o torneio em primeiro lugar. Fora dos doze universos, apenas quatro (universo 1, 5, 8, e 12) são isentos de participarem devido a que seus habitantes terem uma média mortal de classificação acima de 7.


Produção

Dragon Ball Super foi anunciado pela Toei Animation em 28 de abril de 2015 na cidade de Shinjuku, dez dias após a estreia do filme Dragon Ball Z: Fukkatsu no F. É a primeira série de anime da franquia Dragon Ball produzida dezoito anos após Dragon Ball GT, que foi exibida entre 1996 e 1997. Não tendo relação com DBGT, a história mostra eventos colocados antes do final do mangá original (capítulos 518 e 519) e do anime Dragon Ball Z (episódios 289, 290 e 291).

Além de seu papel como criador da série, Akira Toriyama, é também creditado pela "história original e conceitos de design de personagem" do novo anime originalmente dirigido por Kimitoshi Chioka. Toriyama elaborou em seu envolvimento com a "saga Trunks do Futuro" dizendo que ele criou a história baseada em sugestões do departamento editorial, "Como com a última vez, eu escrevi a linha de tempo do enredo geral, e os roteiristas têm estado compilando e expandido o conteúdo da história para episódios individuais, fazendo várias mudanças e adições, e geralmente fazendo seu melhor para fazer a história mais interessante." Em adição para novos personagens desenhados por Toriyama, outros personagens para a "saga Sobrevivência do Universo" foram desenhados por Toyotarou, artista da adaptação de mangá do anime, e um pouco por ambos.

O produtor da Toei Animation, Atsushi Kido, previamente trabalhou em Dragon Ball Z por um curto tempo durante a saga Freeza, enquanto o produtor da Fuji TV, Osamu Nozaki, diz que ele tem sido um fã da série desde a infância. Morio Hatano, diretor da série de Saint Seiya Omega (episódios #1-51), começou a compartilhar o crédito de diretor da série com Chioka começando com o episódio #33, antes de tomar isso adiante completamente com o #47. Do episódio #68 para #76, Morio Hatano compartilhou o papel de diretor da série com Kōhei Hatano (sem relação), outro artista de storyboards e diretor de episódio para a série.

Masako Nozawa reprisa seus papéis como Son Goku, Son Gohan, e Son Goten. A maioria do elenco original bem como reprisa seus papéis.[20][30] Entretanto, os papéis de Jōji Yanami como Kaiō-sama e o narrador foram indefinidamente tomados por Naoki Tatsuta a partir do episódio 12, então para que Yanami pudesse tomar saída médica. Kōichi Yamadera e Masakazu Morita também retornaram como Bills e Whis, respectivamente.

A primeira prévia da série foi exibida em 14 de junho de 2015, seguindo o episódio 157 de Dragon Ball Z Kai. No dia seguinte, a principal imagem promocional para Dragon Ball Super foi adicionada ao seu website oficial e revelou dois novos personagens, que foram mais tarde revelados para serem nomeados Champa e Vados, respectivamente. Um trailer de trinta segundos incluindo os novos personagens foi baixado para o website oficial da série em 26 de junho de 2015.


Mangá

O anime Dragon Ball Super está sendo adaptado em um mangá complementar ilustrado pelo artista Toyotarō, que era previamente responsável pela adaptação oficial do filme Resurrection 'F. A produção da obra começou em 2015 quando Toyotarō foi escolhido pelo próprio Toriyama para trabalhar no mangá de Dragon Ball Super. Toriyama escreve os principais pontos da trama, fazendo algumas anotações e ideias em formato de texto em que Toyotarō desenvolve names (storyboards) e, em seguida, as ilustrações individuais. Toyotaro não pode desviar muito da história criada por Toriyama, mas por outro lado tem uma liberdade criativa bastante ampla, de um ponto de vista gráfico. Toriyama também verifica todos os names de Toyotarō para o mangá. A serialização começou no número de agosto de 2015 da V Jump, qual foi lançada em 20 de junho de 2015. Shueisha começou a encadernar os capítulos em volumes tankōbon com o primeiro publicado em 4 de abril de 2016. Viz Media começou a postar traduções grátis em inglês dos capítulos do mangá para seu website em 24 de junho de 2016. Um lançamento impresso do primeiro volume se seguiu na primavera de 2017.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora